De Pádua
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01
- Inclua no Cadastro de Clientes um Espaço Estratégico
Registre
no Cadastro de Clientes todos os itens de produtos e serviços que ele
consome, por fornecedores, marcas, quantidade e periodicidade de consumo.
Registre, também, produtos e serviços que o seu cliente consome mas que você
não oferece nem trabalha com eles no momento. Como poderá saber se compensa
ou não vir a trabalhar com outros itens no futuro se você não possui nenhuma
informação? Portanto, estes dados constituirão uma sólida base para você
planejar suas compras, definir suas ofertas e realizar bons negócios.
Inclua,
também, no Cadastro de Clientes um espaço para o registro das reações
comportamentais, fruto das relações decorrentes dos contatos comerciais
realizados com eles. Sem estes dados é impossível diagnosticar e corrigir
deficiências do atendimento bem como elaborar uma estratégia de vendas
satisfatória.
Codifique,
atribua índices e classifique os diversos tipos de informações do cadastro,
de forma a facilitar a busca, a utilização e a atualização. Utilize estes
dados quando tratar de negócios com o cliente e anote depois os pontos
principais. (Veja Mandamento nº 9: "SAIA DA ROTINA E PARE DE VEZ EM
QUANDO PARA REFLETIR SOBRE O SEU NEGÓCIO".
02
- Mantenha Atualizada a Ficha da Concorrência
Mantenha
atualizada uma Ficha Sobre a Concorrência, por item de produtos e serviços
existentes na praça, localização geocomercial dos concorrentes em relação aos
seus clientes e você, preços, descontos e condições de pagamento oferecidos,
prazos de entrega, outros serviços e facilidades prestados pelos
concorrentes, onerosos ou não. Tenha estes dados em mãos quando estiver
negociando com a clientela. (Veja Mandamento nº 5: "DEIXE O CLIENTE
FALAR PRIMEIRO DE SUA VIDA E DE SEU NEGÓCIO".
03
- Prepare um Espaço "Vip" Para Receber os Seus Clientes
"VIP"
quer dizer "Very Important Person". Todo cliente deve ser
considerado uma pessoa importante e especial. Receba os seus clientes em um
espaço também especial. Este espaço pode ser adaptado numa sala do seu
estabelecimento. Não precisa ser sofisticada mas deve ser compatível com o
ramo de negócio deles. Por exemplo, se o seu comércio é de peças ela deve ser
preparada de tal forma que os clientes se sintam à vontade, como se
estivessem em suas próprias oficinas. Deve ser arranjada de maneira a evitar
grandes contrastes com o ambiente de trabalho dos clientes. Se o ramo de
negócio é diversificado ou a forma de atendimento envolve muitas pessoas
simultaneamente, utilize o bom senso na escolha de uma alternativa que possa
satisfazer a maioria.
Não
deixe nenhum cliente/consumidor ficar esperando. Tenha pelo menos um
bebedouro de água no local. Os sanitários devem ser limpíssimos e o ar
agradável. Facilite o estacionamento e o acesso ao estabelecimento. Treine o
pessoal do atendimento (especialmente em se tratando de produtos pessoais,
para evitar o uso de rótulos, tais como, "bonito, feio, muito baixo,
muito alto, pequeno, magrinho, gordinho, parece com fulano", etc. e
evite a formação de filas no caixa). (Veja Mandamento Nº 04 "ARRUME
PESSOAS COM EXPERIÊNCIA E MUITA TOLERÂNCIA".
04
- Arrume Pessoas Com Experiência e Muita Tolerância
Mesmo
que não seja você, não precisa contratar ninguém especial para lidar com os
clientes. Aproveite um funcionário graduado pela experiência com a clientela
e que possa desempenhar este papel tão bem como um "ombudsman"
dos jornais, com a diferença de que, além de contar com o firme respaldo do
estabelecimento, suas decisões devem ser materializadas em tempo real.
05
- Deixe o Cliente Falar Primeiro de Sua Vida e de Seu Negócio
Isto
permite conhecer mais quem é o seu cliente, quais as suas dificuldades, os
seus aborrecimentos e as suas aspirações. Essa atmosfera, uma vez criada,
além de fornecer dados importantes para a prática de bons negócios com o
cliente no futuro, por si só, serve de contrapeso a eventuais deficiências
diagnosticadas no Cadastro e na Ficha da Concorrência.
Depois
de ouvir o seu cliente e tiver comungado com suas idéias e problemas,
apresente sugestões e pontos de vista que possam ser úteis para
solucioná-los. A amizade verdadeira nasce do exercício sincero desta
comunhão.
06
- Use o Telefone Para Breves Comunicados e Dê Sempre Satisfação
O
telefone deve ser bem utilizado, especialmente para comunicar com o seu
cliente para saber se o serviço prestado ou o produto vendido a ele deu certo
e ele ficou satisfeito. Atenda, sem demora, qualquer insatisfação
manifestada. Sirva-se também do telefone para convidar o seu cliente para
outra visita, para oferecer uma nova mercadoria com base nos itens
registrados no Cadastro.
Administre
o seu relacionamento comercial com o uso de uma rígida agenda, sem permitir a
falta da prestação de uma satisfação sequer, mesmo que seja pelo simples
esquecimento de uma caneta do seu cliente sobre o balcão. Lembre-se de que
satisfação é pagamento.
07
- Telefone ou Escreva Periodicamente ao Seu Cliente
Não
apenas para mandar faturas, cumprimentar pelo aniversário, informar
alterações de endereço, fax, telefone ou como malas-direta tradicionais.
Telefone ou escreva, de vez em quando, ao cliente como o seu melhor amigo,
dando boas notícias no seu ramo de negócio, remetendo catálogos e
apresentando propostas que julgar estarem plenamente ao alcance dele. Toda
comunicação agradável e em tom familiar torna-se uma verdadeira relíquia.
Quanto mais personalizada a comunicação, melhor, pois conservamos por mais
tempo aquilo que nos lembra a família ou as pessoas.
08
- Evite Atritos Com o Cliente
O
comerciante que se irrita com o cliente que paga em dia só tem a perder e não
prosperará no comércio. Isso não justifica que devemos nos irritar com os
clientes que não pagam. Entretanto, quase sempre são os clientes maus
pagadores os que são as fontes de irritação e de tormento. Os maus pagadores
têm uma característica em comum: são hipersensíveis, ciumentos, querem
exclusividade no tratamento, são excessivamente egoístas e acham que você tem
que fazer tudo para eles. Portanto como cada caso tem seus motivos, suas
circunstâncias e suas diferenças particulares, cada caso deve ser tratado de
forma diferenciada. Mas uma regra é geral: O comerciante que não suporta
ouvir que no concorrente é mais barato ou melhor e expulsa o cliente com o
tradicional "então vá comprar lá" não entende nada de sua
profissão. O consumidor não só "vai comprar lá" como leva
também uma boa parte da clientela.
09
- Saia da Rotina e Pare de Vez em Quando Para Refletir Sobre o Seu Negócio
Programe
uma tarde, de vez em quando, deixando de lado todas as outras atividades.
Aproveite este período para fazer uma "viagem" minuciosa nos
dados levantados sobre os seus clientes e concorrentes. Reflita também sobre
o seu atendimento, produtos, ponto, localização dos concorrentes, preços,
promoções, fornecedores, etc. Confronte dados, analise quais são os seus
pontos mais fortes e procure descobrir seus pontos fracos. Procure meios para
realçar os pontos positivos do seu negócio e busque alternativas para
eliminar ou minimizar as falhas que encontrar. Sempre é possível melhorar.
Você se surpreenderá com o enorme horizonte de alternativas que se abrirão
diante dos seus olhos e que você só não estava vendo por estar mergulhado na
rotina.
10
- Anuncie Para Atrair Novos Clientes
Muitas
pessoas têm tudo para serem bem sucedidas no comércio mas não sabem.
Preenchem todos os requisitos para obter pleno sucesso mas não percebem que
necessitam do público para alcançar os seus objetivos.
Por
melhor que seja o serviço ou o produto que você tem para prestar ou vender,
de nada adiantará se ninguém ficar sabendo que você o tem.
Se
você preenche todos os requisitos para alcançar pleno sucesso no comércio
certamente é uma pessoa rigorosa quanto à qualidade e o bom atendimento no
seu ramo de negócio, de forma que inevitavelmente agradará a todos. Tratai de
o tornar amplamente conhecido sem perda de tempo.
Da
mesma forma que você deve concentrar toda a sua energia no seu negócio e
dedicar a ele ininterruptamente para a obtenção de resultados positivos, o
seu negócio deve ser sempre divulgado. E como a meta do seu negócio é da
extensão da sua vida, faça propaganda do seu negócio durante toda a sua
existência.
Você
pode não ser um comerciante, nem ter um estabelecimento comercial, mas estas
regras não são endereçadas, por exemplo, apenas aos lojistas. Servem, de um
modo geral a todos os tipos de negócios e profissões porque a finalidade é
uma só, ou seja, mostrar quem você é, o que você tem ou o que você faz.
Finalmente,
não se esqueça de que para vender uma só vez basta enganar e para vender
sempre é necessário colocar-se no lugar das pessoas e compreender suas
necessidades.
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domingo, 21 de outubro de 2012
10 Mandamento$ Para Vencer no Comércio
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