domingo, 21 de outubro de 2012

O que é a astrologia


 

 

"Na medida em que os corpos celestes significam as coisas
existentes neste mundo através dos poderes do
seu movimento natural, então qual a
vantagem de ser ignorante
deste conhecimento?"

ABU'MASHAR 

 

A Astrologia, como ciência, explica o vínculo que existe entre o homem e o Cosmos, guiando-o e auxiliando-o a encontrar a sua sintonia com o Universo além de expressar seus potenciais e buscar seus ideais. Também ajuda a conhecer melhor seus semelhantes com o propósito de respeitá-los, amá-los e ajudá-los melhor.

Aparece desde os primeiros registros do aprendizado dos seres humanos. Ela é considerada a "mãe de todas as ciências" , por ser um método para construir de uma maneira coerente, um quadro de referências para todos os tipos de atividades que os seres humanos defrontam em suas vidas, dia após dia, ano após ano.

Estuda os ciclos de vida, as "voltas que a vida dá". Não é ciência nem arte, porque é mais que as duas. Através da Astrologia, podemos ter a síntese de um determinado tempo e lugar, e como eles se refletirão na vida do interessado.

No Universo rege uma ordem, cada coisa tem sua razão de ser e acontecer e nada acontece por acaso. O que somos é o resultado do que fizemos e o que seremos depende de nós.

O estudo da Astrologia e uso deste instrumento, podem apontar respostas para aqueles que não se contentam em crer, mas, que não sirva de muleta pois pode se tornar mais um problema.

 

 

 

 

Perigo

 


 

    Uma boa maneira de começar a pensar na perspectiva astrológica é dar uma olhada cética, mas bem-humorada, nas consequências lógicas de algumas de suas alegações. Aqui estão algumas perguntas para os defensores da astrologia:

 


 

    Os astrólogos que publicam horóscopos nos jornais (que aparecem em mais de 1.200 diários, só nos Estados Unidos) asseguram que você pode saber algo sobre seu dia lendo um dos doze parágrafos no seu matutino predileto. Uma divisão elementar mostra que 400 milhões de pessoas pelo mundo afora terão o mesmo tipo de dia, todo santo dia. Dada a necessidade de atender a tantas expectativas ao mesmo tempo, torna-se claro o motivo pelo qual as previsões astrológicas vêm acondicionadas em um palavreado o mais vago e o mais genérico possível.

 


 

    Alguns astrólogos respondem que não podem prever eventos específicos, apenas tendências amplas. Outros alegam ter o poder de prever grandes eventos, mas não pequenos acontecimentos. Mas, seja como for, os astrólogos poderiam ganhar bilhões prevendo o comportamento geral do mercado de ações ou do mercado futuro de ouro e assim não precisariam cobrar consultas tão caras de seus clientes. Em outubro de 1987, quantos astrólogos previram a Segunda-Feira Negra na Bolsa de Valores de Nova York e advertiram seus clientes a respeito?

 


 

    Alguns astrólogos afirmam que o signo do Sol (a localização do Sol no zodíaco no instante do nascimento), usado exclusivamente por muitos horóscopos de jornais, é um guia inadequado para os efeitos do Cosmo. Esses praticantes "sérios" (geralmente aqueles que perderam o lucrativo negócio das colunas de astrologia na imprensa) insistem que a influência de todos os corpos principais no sistema solar deve ser levada em consideração - incluindo Urano, Netuno e Plutão, que somente foram descobertos em 1781,1846 e 1930, respectivamente. Nesse caso, o que será que acontece com a alegação de alguns astrólogos, segundo a qual sua arte tem permitido previsões corretas durante muitos séculos? Não estarão errados todos os horóscopos traçados antes de 1930? E por que as imprecisões dos antigos horóscopos não levaram os astrólogos a deduzir a presença de Urano, Netuno e Plutão muito antes que os astrônomos os descobrissem? E que acontecerá se os astrônomos descobrirem um décimo planeta? E que dizer dos asteróides e das luas do tamanho de planetas, localizados na periferia sistema solar?

 


 

    Numa sociedade civilizada, deploramos todos os sistemas que julgam os indivíduos meramente pelo sexo, cor da pele, religião, nacionalidade ou por quaisquer outros acasos de nascimento. No entanto, os astrólogos alardeiam que podem avaliar as pessoas baseados em outro acaso de nascimento - as posições dos corpos celestes. Será que a recusa em namorar alguém do signo de Leão ou de empregar alguém de Virgem não é tão condenável quanto a recusa em namorar um protestante ou dar emprego a um negro?

 


 

    Uma boa maneira de fazer com que as pessoas pensem sobre a validade da astrologia é inventar uma "ciência" similar, porém não tão curvada ao peso da tradição e da história: a jatologia. Ela garante que as posições dos Jumbos em vôo no mundo inteiro, no instante do nascimento de uma pessoa, afetam sua personalidade e seu destino. Para obter os benefícios totais de um mapa jatológico, um jatólogo profissional deve analisar cuidadosamente o padrão das posições dos jatos em todo o mundo. (Como é necessário um computador para ajudar a colher os dados e organizá-los, a jatologia deve ser uma disciplina científica) Mas, mesmo quando seu mapa jatológico estiver terminado, o leigo não será capaz de interpretá-lo. Anos de treinamento são necessários para que o mapa seja adequadamente analisado. Tome-se por exemplo o congestionamento habitual de aviões sobre o aeroporto O'Hare, em Chicago - seu significado para a vida amorosa da pessoa exigirá muito estudo de um jatólogo experiente.

Se esta proposta fizer alguém sorrir, talvez seja o caso de perguntar qual é a graça. Afinal de contas, as posições daqueles objetos no céu devem ter algo com as nossas vidas. Ou não?

 

 

 

Os 4 elementos

 

A água simboliza os sentimentos, as emoções, e, por isso, as pessoas destes signos encaram e reagem a vida de forma emocional. fazem parte do elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes. As pessoas dos signos de água são instintivas, receptivas, intuitivas, têm a imaginação rica, assim como é rico o seu mundo de sonhos e fantasias. Não são pessoas objetivas e, por essa razão, podem agir injustamente, já que têm simpatias e antipatias pelos outros no primeiro contato. Têm dificuldade em lidar com o lado racional, ponderado, lógico. Movem-se motivadas pelo que sentem e são extremamente sensíveis à rejeição. Farejam o "clima" de qualquer ambiente e reagem a ele instantaneamente. Para elas, os relacionamentos são fundamentais. Temem a solidão e o isolamento, embora possam não demonstrar. São pessoas emotivas, que mudam de humor freqüentemente. Porém, são magnéticas, absorventes, profundas e enigmáticas. Podem ser possessivas e esta característica pode expressar-se através dos sentimentos, de forma sutil ou não.

 


 

Os signos simbolizados pelo elemento fogo são: Áries, Leão e Sagitário. Estas pessoas são calorosas, extrovertidas, audaciosas, aparentemente felizes. Enxergam a vida como um infinito mar de possibilidades a serem exploradas; gostam do desafio, da aventura, detestam tudo o que é rotineiro, estático e até seguro. Sentem uma enorme dificuldade em lidar com a realidade e as exigências do dia-a-dia, porque o real não tem o encanto que esperam encontrar em tudo o que fazem. São pessoas estimulantes, contagiantes, que possuem uma incrível intuição, um mágico pressentimento e uma percepção instantânea de tudo o que está subentendido, embora não se preocupem com detalhes e minúcias. Dramatizam tudo e exageram o comportamento, colorindo tudo, fantasiando e imaginando a vida como ela deveria ser, e não como é realmente. As explosões emocionais passam rapidamente e não são pessoas que guardam rancor ou remoem ressentimentos. Para os signos de fogo, as ligações românticas começam como um conto de fadas e terminam como uma gaiola.

 


 

O elemento Terra simboliza as pessoas práticas, concretas, realistas. Pessoas que acreditam no que conseguem ver, naquilo que funciona, no que tem utilidade. Três signos do zodíaco fazem parte deste elemento: Touro, Virgem e Capricórnio. Sentem necessidade de segurança concreta, material, de um chão onde possam construir algo sólido e duradouro. Os sonhos, as fantasias, as visões e a imaginação não estão entre as prioridades dos signos de Terra. A especulação, o jogo, o risco também não. Para elas, normalidade e estabilidade são sinônimos. São pessoas leais, trabalhadoras, persistentes, que não sonham com o impossível. Por esta razão, têm sempre a possibilidade de concretizar o que almejam. Os nativos de Terra entendem que tudo deve ser conseguido com trabalho, dedicação, e que não se deve contar com a sorte.

 

 


 

Simboliza as pessoas racionais, lógicas, questionadoras, preocupadas com os "porquês", com as explicações. (Gêmeos, Libra e Aquário). Emoções e sentimentos são inibidos, negados e reprimidos, devido à grande dificuldade em lidar com tudo o que foge ao controle. Extrovertidas, falantes e comunicativas, escondem uma enorme fragilidade emocional. Odeiam discussões. Tudo precisa ter uma explicação; não precisa ser palpável ou visível, mas deve ter uma explicação. Os nativos de ar necessitam da troca de informações, dos relacionamentos em geral, assim como necessitam de espaço e liberdade. São independentes; não gostam de nenhum tipo de pressão ou autoridade. Tentam ser objetivos; procuram ouvir o outro e ser justos em seus julgamentos. A dificuldade está em sentir, em entrar em sintonia com os sentimentos do outro. Não gostam das reações instintivas, repentinas. Devido à constante propensão à reflexão, raramente reagem espontaneamente. Assim, acabam reprimindo até o lado intuitivo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário